domingo, 7 de abril de 2013

A começar...

Olá! O meu nome é Cecília e tenho 23 anos.
Adoptei o veganismo no final de 2012. Sim, é recente, mas há muito que já vinha a reduzir o consumo de carne na minha alimentação e ponderava abandonar o seu consumo por razões de saúde. Pesquisei muito, li muito, e vi inúmeros vídeos e documentários que davam a conhecer os perigos do consumo da carne para a nossa saúde. Rapidamente esta motivação foi reforçada pelas razões éticas geralmente associadas a quem abandona o consumo de carne. Mais uma vez procurei matérias sobre a visão que o vegetarianismo e veganismo têm da exploração e consumo animal, fiquei chocada em conhecer as condições em que os animais são criados e abatidos. Não consegui continuar a "compactuar" com tais atrocidades e cheguei à conclusão de que um estilo de vida com o mínimo possível de consumo de produtos com algum tipo de origem animal, só me traria vantagens a nível de saúde, na minha atitude perante a vida e a natureza e até mesmo a nível monetário. Apesar disso, tenho que admitir que por vezes, mesmo com o esforço que faço diariamente para me manter fiel ao que acredito e defendo, acabo por ceder à tentação,
e esporadicamente, "mato saudades" do queijo que tanto adorava ou daquele bolinho de pastelaria... 
Isto acontece também quando  não tenho alternativa e consumo algum tipo de produto com ovos ou leite na sua composição. Principalmente quando se faz uma refeição fora de casa, para além de ser praticamente impossível encontrar um restaurante vegano (na minha zona por exemplo, não existe nenhum), é muito difícil de controlar completamente aquilo que comemos e nos é servido. 
Com isto temos que ser realistas: veganismo "restrito" é um conceito praticamente impossível de praticar, e que se encontra ainda mais dificultado devido à falta de clareza da maioria dos rótulos.  Hoje em dia, quase todos os produtos que utilizamos no nosso dia a dia têm algum tipo de derivado animal ou estão associados a exploração de animais, mesmo que à primeira vista pareçam não ter qualquer relação. Vemos isso nos cosméticos, todos os tipos de produtos de limpeza e higiene, roupas, todo o tipo de alimentos processados, bebidas alcoólicas, plásticos e tintas, objectos de vinil, medicamentos, entre outros.
Apesar disto, vivo de consciência tranquila ao saber que faço o máximo para que o meu estilo de vida e alimentação não implique a morte e exploração de outros seres! 
É nesse âmbito que surge este blogue. Com ele pretendo dar a conhecer às pessoas um estilo de vida mais saudável cheio de vantagens e mais ético, alternativas ao consumo de carne e derivados, criar um espaço de partilha e divulgação e, quem sabe, acordar consciências.
Se, com as minhas publicações e receitas, conseguir convence-lo (a) a dedicar, pelo menos, um ou dois dias por semana à alimentação vegana (ou mesmo vegetariana), será o suficiente para sentir que a minha missão foi cumprida!


10 comentários:

  1. Ei Cecília! Parabéns pelo blog! Não desista, pois eu passei pelo mesmo processo no início deste ano e também tenho registrado minhas tentativas. Quando puder, visite-me em:
    http://blogcomendobem.wordpress.com/

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo apoio Marcelo.
    Parabéns pelo trabalho que tem feito no seu blog!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou vegetariana.. Não como carne a mais de quatro anos.. Mas, leite e queijo ainda consumo mesmo que pouco.. Couro e outras coisas que temos alternativa eu evito. Agora, produtos de limpeza, maquiagem e essas coisas é realmente complicado.. Claro que se tiver uma marca que eu sei que é "mais limpa" vou optar, mas no entanto poucas tem. Acho que o verdadeiro espirito do veganismo é esse. Consumir o minimo possível de produtos de origem animal, apenas quando for necessário. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Anónima, obrigada pela partilha da sua opinião. Concordo consigo. Relativamente à maquilhagem, é necessário pesquisar um pouco. Em Portugal, algumas lojas Celeiro Dieta vendem maquilhagem biológica sem produtos de origem animal, e existem algumas marcas à venda na loja Sephora que são exclusivamente Vegans... Há outras alternativas, mas que apenas podem ser compradas pela net. Felizmente noto que nos últimos tempos, têm aparecido mais produtos direccionados para vegans, talvez não falte muito para aparecerem outras marcas e se torne mais fácil o acesso a elas...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Fico muito contente por estares a cumprir os teus objetivos e, à medida que vou espreitando o teu blog, vejo que talvez a alimentação vegana e vegetariana não seja assim tão má como as ideias que estão presentes na maior parte das ''mentes'' da nossa sociedade, confesso que ao inicio até eu tinha algumas ideias erradas e dúvidas, mas nada melhor que esclarecê-las.
    Talvez quando tiver uma maior independencia, ou for mais velha tente adoptar este estilo de vida mais saudável,(ou pelo menos, os principais aspetos deste) o que acho agora dificil, uma coisa de cada vez e ando a tentar reduzir nas quantidades de alucar. As receitas que tens aqui parecem e acredito que sejam mesmo deliciosas, tenho de pedir a minha mae para comprar alguns ingredientes.

    Beijinhos e parabéns*

    <3

    ResponderEliminar
  6. Pois, a maioria das pessoas pensa mesmo que só comemos vegetais "sem sabor" e comida sem graça (até eu tinha essa ideia antes de me tornar vegetariana), mas é exactamente o contrário :)
    Sim, pede! A maioria dos ingredientes são baratos e encontram-se facilmente em qualquer supermercado (ou na loja Celeiro cá no shopping) :) Bjo

    ResponderEliminar
  7. A marca corine de farme, por exmplo, não testa em animais e não tem componentes de origem animal (convem eler sempre rotulos). Alguma cosmética da marca do ALDI tb é vegan.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.

© Veggie, com muito gosto!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena